segunda-feira, 25 de julho de 2011

Momento dos gatinhos!


gato (Felis silvestris catus), também conhecido como gato caseirogato urbano ou gato doméstico, é um animal da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação. Ocupando o topo da cadeia alimentar, é um predador natural de diversos animais, como roedorespássaroslagartixase alguns insetos.
A primeira associação com os humanos da qual se tem notícia ocorreu há cerca de 9.500 anos, mas a domesticação dessa espécie oriunda do continente africano é muito mais antiga. Seu mais primitivo ancestral conhecido é o Miacis, mamífero que viveu há cerca de 40 milhões de anos, no final do períodoPaleoceno, e que possuía o hábito de caminhar sobre os galhos das árvores. A evolução do gato deu origem ao Dinictis, espécie que já apresentava a maior parte das características presentes nos felinos atuais. A sub-família Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos, expandindo-se a partir da África subsaariana até alcançar as terras do atual Egito.
Existem cerca de 250 raças de gato-doméstico, cujo peso variável classifica a espécie como animal doméstico de pequeno a médio porte. Assim comocães com estas dimensões, vive entre quinze e vinte anos. De personalidade independente, tornou-se um animal de companhia em diversos lares ao redor do mundo, para pessoas dos mais variados estilos de vida. Na cultura humana, figura da mitologia às superstições, passando por personagens dedesenhos animadostiras de jornaisfilmes e contos de fadas. Entre suas mais conhecidas representações, estão o gato TomFrajolaGato FélixGato de Botas e Garfield.
E aí vai um selinho para todos os nossos gatinhos seguidores, espero que gostem!






Lambeijos Lola e Billy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Template by Rosângela Coelho - Só Templates